Neste capitulo iremos falar, de quando surgiram os laboratórios de informática nas escolas, até chegarmos aos dias atuais.
7.1 O Surgimento dos laboratórios
Os laboratórios na educação infantil foram se evoluindo ao longo dos anos.
Não é só a tecnologia que está mudando, é também a visão que o aluno tem de seu mundo.
No inicio eram menos computadores nas escolas, e apenas 1 ou 2 tinham acesso a internet.
Figura 20 (Alunos usando o computador na escola)
www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2003/fotos
Acesso: 20/03/13
7.2 Adaptação
Ensinar aos alunos a pesquisar corretamente é fundamental. Escolher um tema e fazer uma pesquisa não é o suficiente, devemos orientar na busca dos temas e perguntas, mostrar recursos de pesquisas e direcioná-los às fontes seguras para se obter um resultado satisfatório.
A habilidade de encontrar informações e interpretá-las deve ser desenvolvida já no ensino fundamental para que essa prática aperfeiçoe a apresentação do ponto de vista do aluno sem que seja apenas uma prática de copiar e colar uma informação.
Figura 21 (Menina adaptando-se a mexer no computador)
https://profadeniseinfo.blogspot.com.br/
Acesso: 13/03/2013
7.3 Regência
Uma nova revolução vem mudando conceitos, relações e formas de agir e estar em sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista.
A grande expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores rapidamente chegassem às salas de aula marcando presença também na educação infantil.
Se o uso destas tecnologias de informação e comunicação chega com rapidez a áreas vitais como a educação, reflexões e debates sobre aspectos positivos e negativos que envolvem estes recursos não acontecem na mesma intensidade. Embora alguns conceitos já estejam esbarrando no senso comum, como aquele que diz que tais recursos não podem ser apenas animações ou meros recursos didáticos para melhorar aulas. Pouco se faz, na prática, com os professores para mostrar quais seriam os caminhos mais produtivos para o uso da tecnologia no processo educativo.
7.4 Vantagens
O Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
Hoje em dia aumenta cada vez mais o numero de computadores nas escolas infantil, e todos com acesso a internet.
Hoje em dia é quase um computador por aluno, e em breve cada aluno terá o seu próprio computador, ou um laptop na escola, para realização de tarefas trabalhos, etc.
Figura 22 (Sala com computadores na escola)
www.ufscar.br/~des/userest/imgs/laboratorios
Acesso: 20/03/2013
7.5 Os laboratórios hoje em dia
Os profissionais na área estão muitos confiantes já que daqui pra frente o uso do computador será essencial para o aprendizado das crianças, e muitos afirmam que o computador ajuda muito no aprendizado das crianças, fazendo com que a criança se interesse mais no método de aprendizado.
Os resultados são apresentados em três etapas, à primeira refere-se à percepção dos alunos quanto ao uso do laboratório de informática e computadores na escola e uso pessoal dessa tecnologia. A segunda análise se refere ao corpo docente que respondeu um questionário onde se verificou como o professor utiliza e percebe a relevância do laboratório de informática e dos recursos de Tecnologia de Informação. Por último foi realizada uma entrevista com o corpo diretivo das escolas objeto de estudo dessa pesquisa, onde utilizou-se a análise de conteúdo das entrevistas transcritas com o apoio de categorias prévias de análise.
A tabela 01 descreve os dados extraídos a partir de informações de 117 alunos da Escola A e 91 alunos da Escola B.
|
Escola A |
Escola B |
1- Possui computador em casa
|
98% Sim |
85% Sim |
2- Uso do computador da escola fora das aulas uma vez na semana ou mais.
|
46% utilizam |
30% utilizam
|
3- Percepção do aluno quanto à relevância do computador no seu aprendizado
|
61% Sim 36% Às vezes |
42% Sim 49% Às vezes |
4- Modo que aprendeu a utilizar o computador |
74% Sozinho |
72% Sozinho |
5- Uso do computador para realização de tarefas escolares
|
16% Sim
81% As Vezes |
22% Sim
60% As Vezes |
6- Acompanhamento para o uso do computador |
0% Sim 67% Não 33% As Vezes
|
7% Sim 33% Não 67% As Vezes |
Figura 23 (Tabela 01: Análise descritiva das percepções e características dos alunos)
Fonte: elaborado pelos autores.
Pesquisa realizada pela: CINTED-UFRGS em dezembro de 2012
https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/36433/23528
Acesso: 20/03/2013