A informática na educação infantil começou na década de 90, numa época em que o computador era pouco conhecido.
“A internet nos estudos do aluno é muito importante”, afirmava Niskier no ano de 1995.
Neste mesmo ano o computador começou a chegar nas escolas, mais foi um assunto meio polemico, pois muitos afirmavam que o computador poderia atrapalhar no aprendizado do aluno.
Mais no inicio dos anos 2000 isso começou a mudar, pois o computador foi se modernizando e virando uma ferramenta opcional para os estudos das crianças.
4.1 Como tudo começou
Na década de 90 o computador era mais usado por profissionais que dominavam a maquina em grandes empresas.
Na época não despertou interesses nos demais por possuir uma tela preta com letras verdes e pequenas, muitos diziam na época, que só de olhar já dava dor de cabeça.
Figura 11 (Computador antigo)
http//1.bp.blogspot.com
Acesso: 20/03/2013
4.2 A importância
A mudança logicamente inclui o professor passar da sala de aula real, para a virtual. Implica em mudar os papéis do professor e do aluno.
“A fala do professor e o saber contido nos livros não são mais suficientes, a vida moderna requer mais do que isso”, afirma Niskier.
As crianças nos tempos atuais, principalmente as que moram em grandes cidades, e com maior poder aquisitivo, estão desde cedo frequentando escolas de educação infantil. Estas escolas são inovadoras e dispõem de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que essas crianças comecem desde muito pequenas, (a partir dos dois anos de idade) a se apropriarem das tecnologias. Desde cedo lhes são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos. Se os pais acreditam ser importante que seus filhos frequentem escolas onde a informática consta no currículo, aos profissionais educadores é necessário mudança frente a esta nova realidade escolar.
4.3 Métodos de ensino
No inicio dos anos 2000 com o avanço da tecnologia, e a modernização da internet, o computador foi virando uma ferramenta opcional para o aprendizado de crianças e adultos.
A internet na vida do aluno é muito importante, não é atoa que, para muitos pesquisadores, as novas técnicas podem significar uma revolução nem sempre elogiável no ensino brasileiro.
O processo de aprendizagem é particular de cada criança, e o mesmo acontece com suas características, maturidade e interesses pessoais. A criança compreende a importância do seu papel na família, na escola e na sociedade, quando é valorizada como ser ativo e autônomo. Somos nós, adultos, pais e professores, enfim, os modelos de aprendizagem da criança, já que ela nos tem como principais exemplos, durante a fase de crescimento e desenvolvimento.
4.4 Métodos de avaliações
Hoje em dia muitas escolas aplicam provas, atividades via computador, e o boletim via internet. Em muitas escolas cada aluno tem seu próprio computador.
Figura 13 (Boletim Escolar via internet)
Acesso: 20/03/2013
Alguns anos atrás os exercícios e atividades eram passados no mimeógrafo. Hoje são tirados da internet ou são feitos pelo próprio professor através de um software educacional. Isso tem facilitado muito para os professores, que agora fazem os exercícios com mais rapidez e praticidade, usando o recurso da informática.
Figura 14 (Mimeógrafo usado nas escolas antigamente
ttp://minilua.com/lembranca-escola-1-mimeografo/
Acesso: 27/02/2013
4.5 Para quem é destinada e por quem é ensinada
É destinada para as crianças de varias idades e ensinada por profissionais qualificados e especializados na área.
Hoje, para ser um profissional na área, é exigido no mínimo 4 anos de faculdade e 1 ano e meio de curso técnico.
E também os profissionais na área tem que estar sempre se atualizando, pois a tecnologia esta sempre se evoluindo.
A educação tanto pela escola quanto pela família, deve ajudar as crianças, antes da descoberta do outro, a descobrirem a si mesmas, para assim, aprenderem a se colocar no lugar do outro e poder ajudá-lo, se necessário. Escolas que trabalham com turmas de alunos ditos “normais”, e têm incluído entre eles, um aluno com Síndrome de Down, por exemplo, aprendem a conviver com as diferenças desde cedo. Isto faz com que a criança não seja preconceituosa e venha a aceitar as diferenças entre os seres humanos, e entre raças, grupos, nações. A própria criança “diferente” tem um desenvolvimento afetivo melhor, pois ela convive diretamente com outras crianças da mesma faixa etária e isso contribui muito no seu desenvolvimento.
4.6 O papel da escola
Muitas escolas do ensino infantil, tanto as publicas ou particulares dedicam muitas horas do ano letivo para aulas de informática.
Muitas dedicam um período inteiro, e as crianças fazem pesquisas, aprendem sobre o uso do computador, e nas horas vagas jogam joguinhos.
O computador utilizado na educação infantil é utilizado para brincar e aprender, além de fazer a criança pensar. Quando a criança usa um software, adequado a sua faixa etária, ela tem que pensar nos caminhos que irá escolher, pois cada escolha a levará para outros desafios, construindo seu próprio conhecimento.
Figura 15 (Laboratórios de informática hoje em dia)
http//2.bp.blogspot.com
Acesso: 20/02/2013