Bem, neste capítulo será falado um pouco sobre os brinquedos, sua história, os mais atuais e também sobre um assunto muito divergente aos pais, que são os cuidados na hora de brincar. Saber e identificar um bom lugar para se divertir, entre outras coisas legais.
2.1 História dos brinquedos
O brinquedo é uma atividade exclusivamente voltada para o lazer, e geralmente utilizada pelas crianças. Mas há adultos que também adotam este método de “brincar”.
Não só servem como prática prazerosa, mas também como aprendizado e desenvolvimento social na vida da criança.
Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano, barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre as meninas, na Grécia Antiga e no Império Romano. E durante a Idade Média, os fantoches eram os mais comuns.
Os brinquedos chegaram ao Brasil pela família lusitana Rebelo. O Sr. Manoel Rebelo foi o pioneiro em lojas especializadas no Brasil, ao abrir no bairro do Jabaquara, em São Paulo, a loja que viria a ser o centro de referência do assunto no Brasil. A Rebelos' Funhouse é hoje a loja mais visitada na América Latina e tem um estoque e acervo invejável a qualquer loja na Europa e EUA.
2.2 Primeiras tecnologias aplicadas a brinquedos
“Quanto mais avança a industrialização, mais ele se esquiva ao controle da família, tornando-se cada vez mais estranho não só às crianças, como também aos pais” (BENJAMIN, 1996).
Na exposição francesa de 1823, foram apresentadas as primeiras bonecas falantes, dizendo mamã e papá. Com a tecnologia fonográfica de Thomas Edison este processo foi aprimorando-se cada vez mais. Em 1826, surgiu o movimento dos olhos, feitos com contrapesos internos de chumbo. No século XX, foram feitas usando celuloide, plástico e borracha, começaram a engatinhar e dar risada.
Os suíços criaram as primeiras caixinhas de música em torno de 1770. Utilizando o conhecimento que tinham na arte da relojoaria, criaram um mecanismo em que um pente com dentes de metal dedilhava sobre um cilindro que girava movido por peças de relógio.
Em 1988 o Pense Bem, pequeno computador da marca Tec Toy foi eleito o melhor brinquedo eletrônico.
A fábrica de brinquedos Estrela lançou a primeira boneca eletrônica, a Amore. Os primeiros videogames foram o Odissey e o Atari.
“Hoje, crianças do “mundo globalizado” compartilham dos mesmos brinquedos, os eletrônicos e o próprio computador fazem parte das aspirações das crianças”.
Foto 04 (Pense Bem – Melhor brinquedo eletrônico de 1988)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443694688-pense-bem-tec-toy-na-caixa-_JM
Acesso: 20/03/2013
2.3 Os mais desenvolvidos da Atualidade
Hoje em dia, todos nós sabemos o quão importante são os brinquedos na vida de uma criança e sabemos também a função que ele exerce em determinadas situações.
Videogames, computadores, laptops, brinquedos em que temos de controlar o seu caminho (mais conhecidos como brinquedos de controle remoto) entre outros, são os mais procurados pelas crianças e os mais vendidos nas lojas eletrônicas. O seu público alvo são adolescentes e pré-adolescentes, e quando o assunto é tecnologia, as crianças estão cada vez mais ligadas em “testa-la”.
Há também brinquedos que além de informatizados são especializados em ensinar e educar, tudo isto brincando.
No programa da Eliana (canal de televisão – SBT) há um quadro que se chama ciência em show, e os cientistas do quadro anunciaram uma lista top 10 de brinquedos tecnológicos, são eles:
10º Cubo mágico. Inventado em 1974 pelo professor húngaro Ernõ Rubik.
9º Peão. Sua tecnologia é eletromagnética e ele funciona como um imã.
8º Brinquedos solares, ou seja, que funcionam somente com a luz, eles utilizam uma placa chamada fotovoltaicas que substituem uma pilha.
7º Balão de gás hélio. Mas, você deve estar se perguntando qual é o seu tipo de tecnologia. Ele possui mais que uma tecnologia, uma inovação. O balão usado é controlado por um controle remoto que utiliza sensores para realizar seus movimentos.
6º Bichinhos de pelúcia. Ele foi inventado em 1902 e a sua tecnologia aumentou tanto que hoje em dia além de se moverem eles conversam com você. O seu sistema é que ele possui um reconhecimento de voz gravado dentro dele e que quando dizemos algo para ele, logo reconhece e responde a sua pergunta.
5º Brinquedos de controle remoto. Cada um possui o seu tipo de tecnologia, os tratados no vídeo utilizam de duas tecnologias, um que é controlado por uma mecânica altamente qualificada, dando aos seus aspectos uma originalidade muito parecida com um carro de verdade e o outro que é um helicóptero, utiliza em suas hélices fibra de carbono que é muito mais resistente do que o aço, facilitando a sua movimentação.
4º Carrinho movido à conexão Wi-fi. Ele utiliza um tablet ou um smartphone para ser controlado, no lugar das rodas ele possui uma esteira para melhorar no seu controle. Acoplados em seu interior, ele tem um microfone e uma câmera de vídeo, que transmitem em tempo real tudo aquilo que ele vê por onde passa.
3º Brinquedos com peças encaixáveis. Todos conhecem ou já brincaram com aquelas pecinhas de encaixar uma na outra e que formam o objeto que você quiser, pois é este brinquedo já pode ser controlado e há peças que possuem sensores, mecanismos e engrenagens que facilitam na hora de brincar.
2º O Ardrônio. Ele não é um brinquedo voltado para as crianças, sua faixa etária é de 14 anos e ele surgiu daqueles brinquedos que eram pirulitos e depois se transformavam em hélices voadoras nos anos 80. Só era preciso que o girasse para cima e pronto, mas hoje em dia o seu desempenho é muito diferente, ele é praticamente um computador voador. Ele possui mais de 30 sensores e é capaz de voar a 40 Km/h e chegar a 200 m de altitude. Também é controle por um smartphone ou tablete.
1º Videogame simulador. Ele não precisa de um controle ou joystick para transmitir informações à televisão, o seu próprio corpo é quem manda estes dados. Possuem dois sensores de luz infravermelha, um que mede a profundidade do ambiente e outro faz uma varredura em todos os pontos do seu corpo, assim ele identifica todos os seus movimentos em tempo real. E por fim ele tem uma câmera que capta sua imagem e a transporta para a cena do jogo. Não tenho nem dúvida de que este é o mais desenvolvido da atualidade, e você?
Foto 05 (Jogo de dança no simulador)
https://detonados-xbox-360.blogspot.com.br/
Acesso: 20/03/2013
2.4 Relação entre a criança e o brinquedo
Todos nós sabemos o quão importante é a relação entre brinquedo e criança. A criança depende deste brincar para aprimorar muitas vezes o seu aprendizado e desenvolver uma disciplina regularizada.
Nos primeiros meses de vida o bebê já nasce brincando, e permanece brincando até muitos anos após o seu ciclo de infância, isso nos permite pensar que o brincar é essencial e fundamental para qualquer que seja esta pessoa.
A criança nasce sem uma opinião formada e tudo o que ela vê ou fala é fruto da educação e desenvoltura de quem esta ao seu lado acompanhando-a, na maioria das vezes, os pais. E são eles que devem desde cedo aplicar esta relação aos filhos.
O brinquedo por sua vez, esta ali para ser usado e testado, basta que se ensine a brincadeira certa e pronto, jovens crianças aprendendo a ter um futuro mais alegre.
Figura 06 (Duas crianças brincando)
https://pequenassemetesplantandoofuturo.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html
Acesso: 20/03/2013
2.5 Precauções e cuidados na hora de brincar
Como foi falado no tópico acima, o brinquedo depende somente de ser usado, mas para isso deve se ter alguns cuidados, e será este o assunto deste tópico.
Brincar é gostoso, e todo mundo sabe disso, mas às vezes os pais não se dão conta de que podem estar “contribuindo” para um desastre maior causado por um brinquedo que parecia ser inofensivo aos olhos deles.
Peças pequenas, às vezes pontudas, podem machucar a criança que esta em contato com aquele objeto, o mais indicado a fazer é se olhar na embalagem plástica do brinquedo qual a idade ideal para se ter contato com o mesmo, evitando assim complicações e futuros problemas com a criança.
Um lugar ideal também é muito válido na hora de brincar em segurança, sendo que este não pode conter nada que não será de uso desta criança, por exemplo: um inseticida, cremes em geral, espelhos, tábuas, tesouras, objetos que perfuram entre outros que nós sabemos que não tem nada a ver com o ambiente de uma criança.