O Brasil é um dos países que mais sofreu com a adaptação de ensinos. O ensino em nosso país só foi ocorrer com a chegada dos nossos colonizadores, os portugueses. Tem como base o ensino religioso. Todos nós percebemos que a educação no país tem sofrido muitas alterações. Num país que ninguém sabia escrever, agora todos tem o direito de ir para a escola. E com o avanço tecnológico, os alunos apesar de ter o direito pra ir a escola, tem o direito de aulas de informática.
1.1 Início da Educação no Brasil
Chamado de “novo mundo”, o Brasil começou a ser colonizado pelos portugueses, que viram que no país habitado por indígenas não havia qualquer tipo de ensino. Nenhum dos habitantes indígenas do “novo mundo” sabia ler ou escrever.
Assim foi criada a primeira instituição de ensino, a companhia de Jesus, que tinha como principal objetivo a evangelização dos habitantes do “novo mundo”.
Os jesuítas são os principais causadores da criação de igrejas missionarias e escolas.
Foto 01 (Jesuítas alfabetizando os indígenas brasileiros)
https://www.brasilescola.com/historiab/jesuitas-x-bandeirantes.htm
Acesso: 20/02/2013
1.2 Primeiras pessoas a serem alfabetizadas
Os jesuítas foram os primeiros a contribuir para a alfabetização do Brasil, e os habitantes indígenas foram os primeiros a serem alfabetizados. Em 1700 essa alfabetização teve uma mudança, com a chegada de Marquês de Pombal no poder de Portugal que logo expulsou os jesuítas do país. O Brasil por sua parte tem sido privilegiado, pois foi a partir dai que aconteceu a criação de novas instituições de ensino, que continuam existentes até os dias de hoje.
O Brasil teve sua primeira escola de Arte e Desenho em 1800. Uma carta do Rei de Portugal João VI, estabeleceu a primeira escola dedicada a arte no Rio de Janeiro.
Foto 02 (Escola nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro)
https://www.rioquepassou.com.br/2010/03/08/escola-nacional-de-belas-artes-final-do-sec-xix/
acesso: 20/02/2013
1.3 Educadores no Brasil: Boa ideia ou má ideia?
Pelo que se sabe, o Brasil tem se destacado muito com sua educação, que no começo era apenas religioso, e hoje já estamos no avanço da tecnologia.
Em nosso ponto de vista a educação no Brasil foi uma boa ideia. É claro que tem os pontos fracos, como a infraestrutura de algumas escolas, que não são adequadas para terem aulas.
O governo tem investido muito na tecnologia para ajudar aos jovens e as crianças na escola. Essa ideia foi muito boa. O índice de analfabetos vem caindo, pois a tecnologia tem incentivado mais e mais alunos a irem para as escolas.
1.4 Crescimento da Educação no país
Em 1822 o Brasil se torna independente, proclamando a independência do Brasil. Em 1827 surgiu as primeiras escolas de direito.
Foto 03 (Faculdade de direito em São Paulo)
acesso: 20/02/2013
1.5 A nova Era Educacional no Brasil
Hoje o Brasil apresenta uma educação dividida em partes. Aqui vão alguns deles:
Ensino Infantil: é a primeira etapa da educação básica. Tem como principal objetivo o desenvolvimento da criança até os 6 anos. Esse tipo de ensino é oferecido em creches e pré-escolas.
Ensino Fundamental: é obrigatório para crianças entre 6 e 14 anos. Essa parte do ensino é divida em 2 etapas: Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano).
Ensino Médio: tem duração de 3 anos. Para os alunos se inscreveram no ensino médio, o aluno tem que ter concluído o ensino fundamental. Nesta fase de estudo, o aluno é instruído para escolher uma carreira profissional.
Ensino Superior: mais conhecido como faculdade, é a fase que as pessoas estudam para se profissionalizar em alguma carreira especifica.
O Brasil tem investido na tecnologia na educação. E isso tem sido muito valorizado, por todos que a usam.
Os alunos por sua vez, estão se sentindo melhor com a mudança. As aulas passaram a ser mais interessantes.
Já os professores, também gostaram da novidade. Alguns não tinham conhecimento de como funcionava um computador, e hoje utiliza desse recurso para fazer com que seus alunos aprendam mais e mais a cada dia.